fbpx

Comissionamento Fotovoltaico

,

Um empreendimento exige centenas de processos que devem ser realizados até que a solução final seja, de fato, entregue em pleno funcionamento, operando em sua máxima capacidade, de forma segura e eficiente. Para a modelagem da solução, é essencial que haja perfeição em todas as etapas que compreendem a construção de um projeto, desde a etapa de planejamento inicial, a etapa de desenvolvimento de projetos executivos e, finalmente, a execução e montagem em campo. Findados os processos de implantação, é de extrema necessidade a realização da atividade de comissionamento para validar todas as etapas percorridas pelo projeto. O comissionamento é definido como uma atividade técnica responsável por avaliar um empreendimento em todas as suas esferas construtivas, sendo estas pautadas sumariamente nas principais normas que norteiam este tipo de projeto. Vale ressaltar alguns pontos importantes: esta atividade deve ser realizada por uma equipe diferente da responsável pelos projetos executivos e também da equipe de implantação, maximizando a chance de encontrar possíveis incompatibilidades com a realidade

.

O comissionamento não se trata de uma transferência de responsabilidade, mas sim, de uma atividade que buscará incompatibilidades entre projeto e execução, buscando o funcionamento ideal da usina, conforme as normas e as boas práticas de engenharia;
O comissionamento fotovoltaico, é regulamentado pela norma ABNT NBR 16274-2014. Neste documento, são apresentadas 3 diferentes categorias de teste, sendo eles:

.

No ensaio de inspeção visual, é apresentado um checklist para checagem de todos os setores elétricos e estruturais da usina, conforme as principais normas regulamentadoras auxiliares que norteiam o desenvolvimento de usina fotovoltaica. Entende-se que a inspeção visual é um dos procedimentos mais importantes do comissionamento, visto que os erros mais frequentes encontrados nas usinas são facilmente identificados a partir de uma minuciosa inspeção.

Comissionamento Fotovoltaico e Startup de UFV
.

Os ensaios de categoria 1, também conhecido como testes funcionais, permitem avaliar a segurança elétrica de setores energizados, além da validação de parâmetros essenciais para funcionamento dos módulos fotovoltaicos. Neste conjunto de ensaios, destacam-se os seguintes:

.

Finalizando o escopo apresentado na norma ABNT NBR 16274, os ensaios de categoria 2, conhecidos como testes de desempenho, fornecem informações cruciais a respeito da saúde dos módulos fotovoltaicos, além de prover dados essenciais para avaliação do potencial de geração da usina. Os testes envolvidos são os seguintes:

Finalizando o escopo apresentado na norma ABNT NBR 16274, os ensaios de categoria 2, conhecidos como testes de desempenho, fornecem informações cruciais a respeito da saúde dos módulos fotovoltaicos, além de prover dados essenciais para avaliação do potencial de geração da usina. Os testes envolvidos são os seguintes: Medição da curva IV do arranjo fotovoltaico; Inspeção do arranjo fotovoltaico com câmera infravermelha;
,

Ensaio de resistência de isolamento do arranjo fotovoltaico;
Finalizando o escopo apresentado na norma ABNT NBR 16274.

Energias renováveis: caminho para um futuro mais sustentável
Limpa, renovável, eficiente e inteligente.

Você pode investir em Energia renováveis adquirindo um sistema para redução dos gastos da sua casa ou empresa, ou se tornando sócio de usinas solares que serão alugadas para terceiros, gerando renda mensal aos investidores, um rendimento que pode superar 12% ao ano.

Economize até 95% do valor da sua conta de energia
Sustentável Por não poluir, ajuda a tornar o futuro mais limpo
Valorização O valor de um imóvel pode crescer entre 4% e 6%
Solicite Orçamento

    pt_BRPortuguese